NOTÍCIAS UPAP

Nº 72 OUTONO 2018

Estimados sócios,

Timothy Snyder no seu livro "Sobre a Tirania: vinte lições do século XX" no 2º Capítulo recomenda como lição Defende as Instituições e,·sobre este assunto, afirma o seguinte :

"São as instituições que nos ajudam a preservar a decência. Também elas necessitam da nossa ajuda. Não fales das "nossas instituições" a menos que as faças também tuas ao agires em favor dos seus interesses. As instituições não se protegem a si mesmas. Acabam por ruir uma atrás da outra, a não ser que cada uma delas seja protegida desde o seu começo. Por isso, escolhe uma instituição que te diga algo - um jornal, um sindicato, uma associação, um clube - e toma o seu partido."

E é precisamente devido a este sentimento de pertença, de protecção e de partilha dos interesses da UPAP que a actual direcção está empenhada não só em preservar a sua história como em projectá-la no futuro.
Reconhecemos o empenho, o desvelo, a perseverança, o esforço pessoal e económico, aliado à vontade enorme e inabalável em proteger e transmitir este tipo de arte, que estão patentes e foram consubstanciados ao longo dos 31 anos de existência da UPAP.
Queremos aqui expressar, em nome de todos os membros que integram os órgãos sociais da UPAP, o nosso agradecimento pelo facto de acreditarem em nós e de se terem também envolvido em torno deste projecto.
Nós e vós, em conjunto, somos, as pedras vivas que, cimentadas pelos valores que presidem à nossa associação, consolidarão e projectarão a UPAP na sociedade e cultura portuguesas.

64ª EXPOSiÇÃO DE PINTURA EM PORCELANA

Realizou-se, como já vem sendo hábito, no Hotel Mundial, em Lisboa, de 25 a 27 de Maio do corrente ano mais uma mostra de pintura em porcelana, organizada pela nossa associação UPAP.

A inauguração no dia 25 de Maio, foi um momento alto deste evento, com o primeiro contacto entre as nossas talentosas artistas, bem como a apresentação das extraordinárias peças.
Foi também um momento importante e emotivo o descerramento de uma placa de homenagem e agradecimento à direcção cessante.
A inauguração foi abrilhantada com a actuação da Tuna Académica da UNISBEN que proporcionou um excelente espectáculo musical. Uma vez mais, a organização do jantar de confraternização que se seguiu à inauguração teve lugar no restaurante panorâmico do Hotel Mundial. Foi mais um grande momento deste evento.
Durante os dias da exposição, houve uma intensa afluência de visitantes, podendo usufruir do programa de demonstrações, de técnicas de pintura, bem como da descoberta de novos materiais e de peças de loiça disponibilizadas pelos vários standistas.

No enceramento da exposição, foram sorteadas algumas peças, muito gentilmente oferecidas por sócios da UPAP.

PERSPECTIVAS PARA 2019

A UPAP levará a efeito, como nos anos anteriores, a sua exposição anual, a qual terá lugar no Hotel Mundial de 24 a 26 de Maio de 2019, com a entrega de peças a 23.

Entretanto, e no intuito de continuar a divulgar, promover e valorizar a arte de pintura em porcelana, a direcção da UPAP pretende organizar workshops e/ou, seminários na sua sede.

Neste sentido, solicitamos às(aos) nossas(os) associadas(os) que estejam dispostos(as) a colaborar nesta iniciativa que nos contactem por e-mail (upap@sapo.pt) ou telefone 218537224 até 30 de Outubro, informando-nos da(s) técnica(s) que pretendem trabalhar nesses workshops e/ou seminários, bem como das datas disponíveis para a sua concretização.

CONTACTOS

Solicitamos a todos os associados o favor de actualizarem os seus dados pessoais (e¬mail, telefone/telemóvel e endereço junto desta associação.

AULAS DE PINTURA EM PORCELANA

Atendendo aos pedidos de informação sobre a indicação de professoras(es) de pintura em porcelana, solicitamos aos nossos estimados associados que trabalham nesta área e que estejam interessados na sua divulgação através da UPAP, o favor de nos comunicarem desta intenção.

QUOTIZAÇÔES

Os associados que pretendam efectuar o pagamento da sua quota referente ao ano de 2017 e/ou 2018 podem remeter-nos um cheque à ordem da UPAP, sendo o respectivo comprovativo enviado posteriormente pelo correio.

Poderão ainda optar pelo pagamento por transferência bancária através do IBAN PT50 003521670001352743007. No caso de utilização desta modalidade, por favor, enviem¬nos comprovativo, mencionando o nome e número de sócio.

É fundamental para esta Associação contar com o cumprimento atempado deste dever estatutário dos seus sócios. Tal permitirá manter com dignidade a organização das exposições de que todos gostamos.

ANIVERSARIANTES

Felicitamos os nossos associados cujo aniversário decorreu entre Março de 2018 e a presente data. Desejamos a todos saúde e as maiores felicidades.

ATENDIMENTO / ALTERAÇÃO DE HORÁRIO

Poderá continuar a contactar a Direcção às quartas-feiras das 13 às 17 horas ou deixar¬nos uma mensagem no voiceMail do telefone 218537224

Poderá igualmente usar o nosso endereço de correio electrónico: upap@sapo.pt

APELO

Visitem com regularidade o nosso "site" para se inteirarem das actividades em curso na UPAP

Outubro de 2018

A DIRECÇÃO